domingo, 23 setembro 2018

AEGE e Green Cork

O AEGE juntou-se à Campanha Green Cork Escolas 2017/2018, um programa que aposta na parceria com a comunidade escolar na promoção de iniciativas ambientais mais conscientes e responsáveis pela preservação e respeito à natureza. O programa Green Cork Escolas, visando a promoção da sustentabilidade divulga a cortiça (material proveniente da casca do sobreiro) como material totalmente reciclável e reutilizável. Deste modo, além de continuarmos a incentivar a separação dos resíduos, procurando reduzir a quantidade encaminhada para aterros ou incineração, contribuímos para  a plantação de espécies autóctones através do retorno da recolha de rolhas que permite o financiamento de iniciativas apoiadas pelo projeto Floresta Comum.

 


 

EcoEscovão

Uma turma da Escola Básica da Gafanha da Encarnação Sul fez recolha de vários materiais, inclusivé de escovas de dentes, terminando um eco-escovão muito original. 

  


 

Coastwatch 2018 - encerramento

No dia 14 de junho decorreu o 14º Seminário local "As escolas e o Coastwatch", na Casa da Cultura de Ílhavo. Coube este ano ao Agrupamento a honra de abrir o seminário, com a apresentação conjunta da Escola Básica da Costa Nova e da Escola Básica da Gafanha da Encarnação.
Entre quase 400 participantes os nossos representantes desempenharam o seu papel de forma muito responsável, num pleno exercício de cidadania proativa. Integraram a equipa da clínica de saúde do mar "Climarege" e diagnosticaram os principais problemas do oceano desde a erosão costeira, à subida do nível médio das águas do mar, lançando a questão: "Os palheiros do futuro serão flutuantes?". Falaram de correntes oceânicas e das grandes ilhas de lixo, e chamaram a atenção da assistência para o facto de já ter sido detetada a presença de plástico na Fossa das Marianas, o local mais remoto e profundo do oceano! Temos mesmo de agir.